Anima Mundi - Curso Astrologia - Estrela

                                                               Anima Mundi - Curso Astrologia - Anima
Anima Mundi - Curso Astrologia - Identidades    Anima Mundi - Curso Astrologia - Actividades    Anima Mundi - Curso Astrologia - Consultas    Anima Mundi - Curso Astrologia - Festival Vida
Anima Mundi - Curso Astrologia - Transformação     Anima Mundi - Curso Astrologia - Inicio     Anima Mundi - Curso Astrologia - Mapa do Site 

 

Artigo - Alcançar Metas e Objectivos
Revista Saúde e Bem-Estar - edição Janeiro 2009
por Isabel Antunes

Anima Mundi - Curso Astrologia -Metas e Objetivos

Ler Artigo  - Alcançar Metas e Objectivos

Estamos no início de um novo ano. Uma nova etapa da sua vida acabou de iniciar. Provavelmente durante as 12 badaladas, enquanto comia as tradicionais 12 passas formulou desejos, objectivos e intenções para este ano de 2009, ainda novinho em folha, acabadinho de chegar! Desejos de maior valorização pessoal, de relações mais gratificantes, de maior realização profissional…

Normalmente expressamos inúmeros desejos, estabelecemos várias metas e objectivos. Com o desenrolar do novo ano, na maioria das vezes, grande parte das promessas formuladas, ficam esquecidas no tempo devido a uma série de compromissos e obrigações pessoais e sociais que estamos sujeitos diariamente.

Será que desta vez vamos ter a força de vontade e a persistência para modificar algo na nossa vida que não nos satisfaz, ou, simplesmente continuaremos a manter a mesma rotina do dia-a-dia, em que vamos deixar o tempo passar e a vida a correr sem tomarmos o comando e a responsabilidade por ela?

Apenas quando sabemos o que na realidade queremos, aquilo que nos preenche e toca no fundo do nosso ser, é que podemos ser, de facto, felizes. Caso contrário somos como um barco à deriva, sem uma direcção definida, um rumo, um caminho a percorrer e um local a desembarcar.

Primeiro de tudo peço-lhe que pare um pouco, olhe para a sua vida no momento presente e analise a sua situação actual. Agora, e pensando no que é mais importante para si, naquilo que ama e mais gosta de fazer, imagine, por alguns momentos, como seria a sua situação ideal, aquilo que gostaria de viver. Reflita um pouco e deixe-se embalar pelos seus sonhos.

É essencial que os nossos objectivos e metas estejam sempre de acordo com os nossos valores base, com a nossa verdadeira essência.

Os objectivos devem ser definidos em termos positivos. É importante expressarmos aquilo que queremos que aconteça. Focalizarmo-nos no que pretendemos. É muito frequente indicarmos aquilo que não queremos como objectivo e isto é um erro, dado que não nos colocamos num estado de recurso construtivo.

Seja tão específico quanto possível. Qual é o aspecto do resultado que ambiciona? Como se sentirá no momento em que alcançar aquilo que deseja? O que muda para si? Envolva todos os sentidos na descrição do resultado pretendido, não se poupe a pormenores. Quanto mais rica for a sua descrição, mais se capacitará para criar o resultado desejado.

Defina prazos para a concretização dos seus objectivos. É importante que as metas estabelecidas sejam mensuráveis. Desta forma é possível temporizarmos aquilo que queremos, irmos monitorizando o seu progresso, ao longo do tempo, e assim nos irmos aproximando da situação pretendida.

Estabeleça metas cujo resultado apenas dependa de si. Desta forma está em controlo e dependerá apenas da sua performance a capacidade de alcançar aquilo que deseja. É mais fácil e acessível comprometermo-nos, e responsabilizarmo-nos por um objectivo, que está plenamente sobre o nosso controlo, do que algo que não depende unicamente de nós

Certifique-se que não existem recompensas escondidas. Muitas vezes traçamos uma meta mas no fundo sabemos que se não a conseguirmos alcançar podemos obter um outro ganho secundário. Deste modo, a nossa motivação será menor e provavelmente não nos vamos empenhar tanto na concretização do nosso objectivo.

Acima de tudo acredite que consegue alcançar aquilo que deseja. Se nós próprios não acreditarmos não vamos investir o nosso tempo e energia no propósito desejado.

Registe os seus objectivos e crie uma rotina de consultá-los com bastante regularidade. Desta forma as suas metas estarão sempre vivas dentro de si, aumentando a sua motivação e capacidade de concretizá-las.

Depois de sabemos quais são as nossas metas, é fundamental encontrar soluções, ou seja definir de que forma podemos atingir os resultados ambicionados; que “passos” necessitamos de dar.

É necessário pensar que recursos serão necessários para atingirmos os nossos objectivos. Normalmente e ao longo da nossa vida, apoiamo-nos em certos recursos base para conseguirmos o que queremos. Quer seja a nossa simpatia, os nossos amigos, certos bens materiais… e normalmente tendemos a esquecer todos os outros recursos que temos ao nosso dispor, que não estão dentro da nossa zona de conforto.

Podemos fazer uma lista de recursos que temos disponíveis de forma a mais facilmente sairmos da nossa zona de conforto e começarmos a ver novas formas de aproveitarmos o que temos, activando outras potencialidades existentes, de modo a conseguirmos alcançar o que desejamos.

É também importante estabelecer um plano de acção, colocar as tarefas definidas na linha temporal, deixar de apenas sonhar e finalmente meter “mãos à obra”, ou seja, começar a agir e a percorrer o caminho definido para que os nossos desejos se tornem realidade.

Regra de ouro e de grande importância é fazermos algo todos os dias para manter o nosso objectivo em movimento, por mais pequena que seja a acção tomada. Ficam aqui algumas dicas que o podem ajudar nesse sentido:

Comece devagar, sobretudo se o seu objectivo se tratar de um novo hábito que deseja desenvolver. Aos poucos irá fazer cada vez mais parte da sua rotina tornando-se progressivamente mais natural a sua realização.

Pense no resultado, visualize-o a ser alcançado enquando estiver a realizar as tarefas definidas para alcançar as metas desejadas. Deste modo aumenta a sua motivação e empenho.

Registe os progressos que for obtendo. É uma forma de medir os ganhos obtidos os quais devem ser valorizados e celebrados.

Esteja atento ao seu diálogo interno. Diga a si mesmo afirmações positivas. Para além de serem criadoras de estados de sucesso ajudam-no a aumentar a sua auto-confiança e força interior.

Qual o sentido da vida se não a procura pela realização dos nossos sonhos? Caminhe nessa direcção, lute por aquilo que deseja, viva de forma mais plena e seja Feliz!

Lembre-se que embora nenhum de nós possa recuar no tempo e recomeçar de novo. Todos nós podemos, a partir deste momento, escrever a história das nossas vidas bem mais feliz, realizadora e preenchida.
 

Voltar para Artigos na Comunicação Social

 


Para nos contactar - Tel
: (00351) 91 987 9000 ou (00351) 21 760 2871
         Email :
espacoanima@gmail.com

                                           Localização: junto ao metro de Alvalade, em Lisboa


Copyright 2008 © Isabel Antunes Todos os direitos reservados